quinta-feira, 15 de novembro de 2012

28 conselhos de computação que sobrevivem ao tempo

Estava eu de boa navegando na PC World quando vi este interessantíssimo post e resolvi por aqui para vocês verem.


A tecnologia nunca para de evoluir. O hardware fica mais rápido e os sistemas operacionais ganham novas características e (esperamos) mais sutileza. Esta é a lei natural da computação.

Mas só porque computadores são um grande exemplo de progresso evolucionário, isso não significa que certas máximas da computação chegarão um dia a sair de moda.

Pegue, por exemplo, as pepitas de sabedoria da lista a seguir. Todas são tão verdadeiras hoje como eram há 2, 5, e, em alguns casos, até mesmo 10 ou 20 anos atrás.

Com vocês, os melhores conselhos da computação que já ouvimos.

Em dúvida, reinicie

 Se algo está errado com seu computador, não torça as mãos e comece a gritar para a tela. Apenas reinicie o sistema. Esse ato simples corrigirá muitos dos problemas. Quando seu computador reinicia, ele limpa todos os arquivos temporários da memória RAM e reinicia o sistema operacional. Isto apaga qualquer arquivo que possa estar atrapalhando o funcionamento de seu computador — e o sistema operacional inicia do zero e sem restrições por parte de qualquer coisa que o esteja afetando. Caso você deseje fazer estas coisas sem reiniciar, clique em Iniciar, depois Executar, e escreva %temp% na linha de comando.

Espere que sua bateria o desaponte

 É a pura e simples Lei de Murphy: seu laptop ou tablet irá descarregar no momento que você mais precisar dele. É a vida. Sempre leve seus carregadores com você e, se possível, invista em baterias secundárias e de backup.

Solucione seus problemas através do Crowdsource 

A possibilidade de que os recursos de ajuda na página do fabricante de seu dispositivo não abordem seu problema exato é bem alta. Mas, se você informar a mensagem de erro ou descrever problema no Google ou em fóruns especializados, inevitavelmente encontrará informações úteis vindas de pobres almas que tiveam o mesmo problema.

Faça cópia de tudo

 Nunca seja pego com apenas uma cópia de qualquer coisa que você deseja manter. Sempre faça cópias de segurança de seus dados, e então faça cópias de segurança das cópias de segurança. Considere fazer cópias para um dispositivo externo e para um serviço de armazenamento na nuvem. É uma boa ideia manter as partições de sistema e de dados separadas—copie sua partição de dados diariamente, e faça cópias de sua partição de sistema (o Windows e seus programas instalados) pelo menos uma vez a cada trimestre.

Lembre que dispositivos móveis são seus amigos

 É muito fácil perder os discos de recuperação que acompanham um novo computador, então mantenha um dispositivo USB com o software de recuperação instalado no caso de algo ruim acontecer. Guarde-o em um lugar seguro, um lugar fácil de lembrar. E nesse mesmo lugar, mantenha cópias eletrônicas e impressas de todas as suas chaves de software.

Busque o modelo do ano passado para ter um preço mais acessível

 Fabricantes de tecnologia sempre cobram mais alto pelo hardware mais novo e melhor — e você, tipicamente, não precisa realmente do processador mais rápido do mundo, ou da melhor placa de vídeo ou tecnologia de transferência. Então, faça um favor a si mesmo e considere comprar hardware que foi o topo de linha durante o ciclo de fabricação anterior. Eles provavelmente terão sofrido grandes cortes de preço, mas ainda serão perfeitamente capazes e cheios de desempenho.

Evite a garantia estendida

 Não seja uma vítima. Garantias estendidas foram criadas para alimentarem-se de seu medo de que o hardware que acabou de comprar já está no fim de sua vida útil. A partir de uma perspectiva de retorno de investimento, garantias estendidas quase nunca valem a pena – exceto para as empresas que as vendem.

Leia o manual

 Você poderá se surpreender com o que pode aprender ao ler os manuais de usuário. É natural simplesmente pular esta parte e começar a fazer as coisas que você espera que um dispositivo ou aplicativo faça. Mas descobri que ao ler o manual posso aprender as características e as funções que eu não sabia que existiam. Ler o manual pode aumentar o benefício que você obtém a partir de seu dispositivo, e o fará sentir-se bem melhor em relação à compra do mesmo,

Considere o custo total de propriedade

 Esta máxima se aplica geralmente a compras de impressoras e celulares subsidiados. Caso você tenha a intenção de fazer muitas impressões, observe o custo e eficiência dos consumíveis, isto é, tinta ou toner. E se você estiver interessado em um novo plano de smartphone, considere o que você pagará mês a mês... a mês... a mês...

Resista à compra impulsiva

 Para um geek de tecnologia nada é mais perigoso do que percorrer os corredores de uma loja com produtos a mostra (sei bem como é isso, kkk) . Se você for comprar um novo brinquedo em pessoa, certifique-se de fazer uma pesquisa antes. Não se deixe influenciar pelas elaboradas ações dos vendedores e arme-se com conhecimentos profundos sobre o produto. Além disso, sempre peça ao varejista para bater o preço mais baixo encontrado na internet, se você puder encontrá-lo em seu próprio smartphone.

Atalhos de teclado: Use-os e ame-os

 Você pode trabalhar de forma muito mais rápida (e parecer bem mais legal) ao dominar os atalhos do teclado para os programas, serviços e sistemas operacionais que utiliza diariamente. Para aprender esses atalhos, verifique os vários artigos da PCWorld contendo atalhos de teclado para todos os principais sistemas operacionais e para muitos aplicativos populares.

Faça você mesmo

 Em muitos casos, montar seu próprio computador pode ser uma proposta mais barata do que comprar um sistema pré-fabricado — e mesmo não sendo mais barato, montar seu próprio computador garante que você obterá a configuração mais adequada às suas necessidades. Isto é especialmente verdade para os computadores a serem utilizados em jogos.

Mantenha seu software atualizado

 As janelas de mensagens lembrando para atualizar seu software podem ser irritantes. Mas, lembre-se. Quase sempre é uma boa ideia parar o que você está fazendo e clicar no botão “Atualizar agora”. Você obterá todas as funcionalidades que o software tem para oferecer, e também obterá pacotes de segurança vitais que podem proteger seu sistema contra falhas e perda de dados.

Utilize uma bandeja de mouse e teclado ergonômica

 Você talvez não se dê conta da quantidade de tempo que passa em sua mesa. E essas horas de digitação e utilização do mouse se somam. A Síndrome de Túnel do Carpo e outras lesões por esforço repetitivo são um risco real para os trabalhadores da informática de hoje em dia, e podem custar muitas dores e perda de trabalho. Um pequeno investimento em combos ajustáveis e ergonômicos compostos por teclado e mouse, acompanhados de pesquisa sobre o posicionamento correto, podem salvá-lo de muitos problemas.

Codifique materiais secretos

 Codifique qualquer arquivo que você não gostaria de compartilhar com um ladrão, incluindo e-mails. Meu programa preferido? TrueCrypt. Mas não se importe em codificar o dispositivo inteiro. Apenas crie um volume TrueCrypt e mantenha seus arquivos secretos lá.

Rotule seus carregadores

 Sempre que você compra um novo dispositivo, você termina com um novo adaptador de energia. Eles se amontoam debaixo de mesas, por trás de computadores e em caixas no armário. É como se eles estivessem se multiplicando. É fácil se confundir no momento de saber qual adaptador vai em qual dispositivo, e é possível que você danifique seu equipamento ao utilizar o cabo de força errado. Então a primeira coisa que você deveria fazer após comprar um novo equipamento é rotular o adaptador de energia, pareando-o permanentemente com o dispositivo correto.

Esconda os cabos

 A bagunça enrolada de cabos e fios debaixo de sua mesa só irá piorar – e você não compreenderá como atrapalha até tentar fazer uma faxina. Você pode aglomerar grupos de fios passando-os por tubos, ou juntando os mesmos com limpadores de canos ou pequenos pedaços de Velcro, e então utilizar clipes para juntar os fios aglomerados debaixo de sua mesa, ou em qualquer local onde fiquem fora de vista.

Conecte-se por fios quando quiser conectar-se

 A Ethernet por fios sempre será mais rápida e mais confiável do que as redes sem fio. Se você faz algo regularmente em seu computador de casa (relacionado a trabalho ou diversão) que dependa de uma conexão web constante, poderá se dar melhor utilizando uma conexão de internet com fio. Conexões com fio são capazes de oferecer velocidades de transferência de dados bem mais altas e simplesmente não estão sujeitas aos vários fatores que podem interromper uma conexão sem fios.

Coloque seu roteador no meio da casa

 Posicione seu roteador sem fios o mais perto possível do centro de sua casa. Esta ação pode auxiliá-lo a garantir que todos os dispositivos sem fios em seu lar estão dentro do alcance do ponto de acesso. Você também descobrirá que os sinais sendo emitidos de seu roteador são mais prováveis de alcançar seu destino se a antena estiver alguns metros acima do chão.

Mantenha os ladrões longe

 Pessoas armazenam gigabytes de informações vitais em seus melhores dispositivos portáteis, e ainda assim raramente pensam sobre proteger seus dispositivos contra roubos e furtos. Uma das melhores coisas que você pode fazer é instalar um programa antirroubo com capacidades GPS em seu laptop, tablet ou celular. Se seu dispositivo sumir, o software irá bloquear o sistema operacional, relatar a localização do dispositivo por meio do GPS, e, em alguns casos, até mesmo capturar e enviar algumas fotos do ladrão.

Investigue falhas

 Se seu computador falha frequentemente, o Monitor de Confiabilidade do Windows (Painel de Controle > Sistema e Segurança > Centro de Ações > Monitor de Confiabilidade) pode ajudar a isolar a causa. O utilitário mantém o registro de todas as falhas e avisos de hardware e software, organizando-o por data. Ao clicar em um registro, você poderá ver os detalhes completos do que aconteceu.

Atualize seus drivers

 Confirme se você possui ou não os drivers mais recentes para a placa gráfica e a placa de som de seu computador. Desenvolvedores de jogos criam seus títulos utilizando as últimas ferramentas e funcionalidades das placas de vídeo. Se você estiver utilizando drivers mais antigos, sua placa de vídeo pode não estar à altura da tarefa de renderizar corretamente o jogo em sua tela.

Faça uma captura de tela

 Capture a tela (ou tire uma foto e salve-a no Evernote) de todos os problemas ou travamentos estranhos que vir. Ter uma imagem pode ajudar e muito caso o problema se torne crônico e você precise de ajuda para corrigi-lo.

Utilize a autenticação multifatorial

 A autenticação multifatorial significa simplesmente que para entrar em um serviço serão exigidas duas formas separadas de autenticação: algo que você conhece (tal como uma senha) e algo que você possui, tipicamente seu smartphone. Por exemplo, você pode habilitar a autenticação multifatorial para sua conta do Gmail. Fazer isto irá exigir que você esteja perto do seu smartphone sempre tentar logar em sua conta para que o serviço possa enviar um código alfanumérico único através de SMS. Tal combinação dificulta e muito que os hackers consigam invadir sua conta.

Modifique o SSID padrão de seu roteador

 A coisa mais fácil que você pode fazer para melhorar a segurança de sua rede sem fio é modificar tanto o login quanto a senha de seu roteador para frases alfanuméricas únicas que apenas você conhece. Encontrar na internet o login e senha padrão para todos os roteadores disponíveis no mercado é algo muito fácil. Deixar seu roteador com as configurações padrões permite que qualquer um obtenha acesso a rede sem fio em sua casa ou pequeno negócio.

Evite “Redes WiFi Públicas Gratuitas” 

A rede “WiFi Pública Gratuita” que você talvez veja listada em seu laptop Windows quando está em vários locais públicos é o resultado de um velho bug do Windows Xp que faz com que o sistema operacional defina uma rede de compartilhamento de dados ad hoc para computadores que estejam conectados caso ele não possa conectar automaticamente a uma rede sem fio confiável.

Conectar-se a essa rede ad hoc raramente é um perigo, mas ela também não lhe dará acesso à internet. E usuários maliciosos poderiam espiar a conexão e roubar informações valiosas de você.

Diga não aos cookies

 Habilite a ferramenta Não Rastrear em seu navegador. Esta ferramenta enviará uma mensagem para as páginas que você visitar que elas podem instalar cookies em seu navegador para registrarem seus movimentos pela Web. A menos que você queira que isso ocorra, claro.

E a melhor dica de todas: descanse De vem em quando, descanse dos eletrônicos. Fique 24 horas sem olhar para uma tela. É bom para seus olhos e isso reduz a chance de danos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário