quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Origem Sangrenta dos Contos de Fadas

é isso aí! Quem sempre pensou que a Cinderela fosse sempre boazinha, e que a Chapeuzinho Vermelho era toda inocente se engana, e muito! Nessa postagem vou mostrar Como surgiram os contos de fadas mais populares entre as criancinhas. Se vc não quer tirar a inocencia de seus classicos infantis preferidos, eu recomendo a não ler essa postagem. Vá se divertir com os outros posts ou (se vc ja leu os outros posts) vá para outro site. + se quer ficar e descobrir como eram contados esses clássicos na Idade Média, só tenho uma coisa a dizer...Divirta-se! ;)
(postagem retirada da Mundo Estranho numero 98)

Chapeuzinho Vermelho...




- Numa versão francesa da história, após interrogar Chapeuzinho na floresta e pegar um atalho para a casa da vovó, o lobo mata e esquarteja a velhinha sem dó. Acoisa piora quando o vilão, já fingindo ser a vovó, oferece a carne e o sangue da vítima, como se fosse vinho, para matar a fome da netinha - que come e bebe com gosto! (eca!)
- Após encher o bucho e praticar canibalismo sem saber, Chapeuzinho ainda tira a roupa e joga no fogo a pedido do lobão! O clima, porém, não é nada infantil, com a garota perguntando oq fazer com a roupa a cada peça tirada. O lobo só tinha uma resposta: "Jogue no fogo, mnha criança, vc não vai + prescisar disso..."
- Ao se deitar ao lado do lobo, já totalmente nua, Chapeuzinho começa a reparar no físico do vilão, como se desconfiasse de algo. Admirada, a menina começa a exclamar: "como vc é peluda, vovó", "que onbros largos vc tem" e "que bocão vc tem", entre outros elogios à anatomia do bichão...

Agora, vamos aos finais:
-Final Feliz- Ao fim da versão francesa, Chapeuzinho, sentindo-se ameaçada, pede para ir ao banheiro (que naquele tempo, ficava do lado de fora da casa). O lobo (o cara nojento!) insiste para que ela faça xixi na cama mesmo (eca!), mas acaba deixando a menina sair. Esperta, Chapeuzinho aproveita o vacilo do vilão e escapa.
- Final Sangrento- O lobo Janta a mocinha
moral da história: crianças não devem falar com estranhos para não virar comida de lobo.
- Final Amenizado - No século 19, os irmãos Jacob e Wihelm Grimm - famosos compiladores de contos que até então só eram trasmitidos oralmente - inventaram a figura do caçador. No fim da história, ele aparece e salva a pele de Chapelzinho e da vovó, Abrindo a barriga do lobo com um tesourão.


Bela Adormecida



- Ao mexer num tear, uma farpa entra sob a unha de Bela, provocando sono imediato - maldição prevista desde sua infancia. Desconsolado, o pai abandona a casa, largando a filha adormecida sozinha.
- Agora o Príncipe...ele, bem...não era TÃO encantado assim como diz as histórias... Ao encontrar com aquela bela adormecida sozinha...bom, ele decide se divertir um pouquinho (se é que da para entender...). E ela ainda engravida e de gemeos! ( e o prícipe encantado, que não é tão encantado assim, a "visitava" durante os 9 meses da gestação...). Ao nascer, um dos bebês, ao tentar mamar, chupa o dedo da mãe, despertando-a.
- Ao voltar para mais uma de suas "visitas" o principe se depara com a Bela não mais adormecida e com 2 bebezinhos. O que ele faz? ele se casa com ela (pelo menos isso né?), só que ele não pode levar a esposa para seu castelo pq a mãe dele é uma OGRA (são tão parecidos...) e ogros tem uma maniazinha básica de devorar seus netinhos. Então o príncipe resolve esperar o pai morrer e se muda para o castelo, com sua esposa e os dois pimpolhos. Só que um dia... O príncipe havia saído para caçar e a vovó ogra estava com uma fominha...então ela devora os netinhos e a nora. Ao chegar em casa, e descobrir que ficou viúvo, o prícipe mata a mãe.
FIM (que final feliz, né não?)

Cinderela



-Na versão de Gimbattista Basile, a heroína une forças com a governanta para matar a madrasta. Um dia, quando a megera pega roupas num baú, a moça lhe fecha a tampa na cabeça.
- Os irmãos Grimm botam + sangue na história. Quando o prícipe visita as casas para indentificar o pé da amada, as irmãs malvadas de Cinderela se mutilam para tentar calçar o sapatinho, cortando os dedos e calcanhares (puxa, esse prícipe valia tudo isso?)
- Na versão dos Grimm, a madrasta também não é morta por Cinderela. A malvada bate as botas com pombos comendo seus olhos e os das filhas. (que final + emocionante...)

A Pequena Sereia



- No original, a Bruxa do Mar corta a lingua de Ariel, Que perde a voz. Alem disso, a sereia tem a calda rasgada em duas para virar mulher e cosquistar o coração do príncipe. Mas, a cada passo, as pernas sangram e doem.
- Na insistencia para que Ariel voltasse a ser sereia, suas irmãs chegam a arrancar os cabelos - literalmente! o objetivo era oferecer as madeixas para que a bruxa do mar rompesse o encanto.
- Em troca dos cabelos, a bruxa dá uma faca para Ariel matar o príncipe - que a troca por outra - e voltar a ser sereia. Traída e deseganada, Ariel se mata pulando de um abismo no mar gelado.

Pó de pirlimpimpim



-já imaginou uma história infantil em que a criançada cheirasse um pozinho para curtir a maior viagem no tempo e no espaço, aprontando todas? (kkkkkkkkk) Nas primeiras versões do Síto do Picapau Amarelo era assim. Só msm nos anos 70 é que o pó de pirlimpimpim passou a ser jogado na cabeça dos personagens. O motivo? Não remeter ao consumo de cocoína...

*E, antes que vc pergunte, contavam essas história para as crianças? na verdade, é que na idade média, ainda não havia o conceito de criança e de adolescente, portanto não havia nenhum tipo de censura.
E-Bye!

20 comentários:

  1. gotei muito de saber versao de conto de faDAs e muito bom sabe a verdade

    ResponderExcluir
  2. eu naum sabia q a pequena sereia era um conto infantil tbm....pra mim era coisa da Disney.


    muito boa a materia

    ResponderExcluir
  3. e a fonte disso? sem querer te desmerecer, pode muito bem ter sido inventando por alguém que não tinha o que fazer.... :B

    ResponderExcluir
  4. amei o post, cara a pequena sereia foi massa u-u

    ResponderExcluir
  5. Gabriel disse...
    e a fonte disso? sem querer te desmerecer, pode muito bem ter sido inventando por alguém que não tinha o que fazer.... :B

    Não sou moderador nem nd xD
    mas está aqui a fonte: (postagem retirada da Mundo Estranho numero 98)

    ele diz no começo do post ^^
    se vc parar pra ler o post todo, não precisaria comentar coisas bestas

    ResponderExcluir
  6. tudo verdade... a idade média não era bolinho não...pesquisando vc encontra muito mais é só procurar! parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. Onde vc achou isso? queria ler na forma original i nao na sua, emfim, belo post.

    ResponderExcluir
  8. Pra quem não viu: ele já falou a fonte - Revista Mundo Estranho, porque essa já foi a matéria principal de uma das edições.

    ResponderExcluir
  9. isso aparece até na terceira temporada de supernatural heheh

    ResponderExcluir
  10. HORRIIIIIVEL...VC PARTIU MEU CORAÇÃO...RSRSRSRRSBJKS

    ResponderExcluir
  11. mas vc esta certa disso??

    ResponderExcluir
  12. gente só duas coisa:primeira, eu sou MULHER, então, por favor, parem de colocar "ele", e segundo, a fonte, como eu falei no inicio da postagem (ou fim? nem lembro mais), é a revista Mundo Estranho 98.
    Bjs
    E-bye

    ResponderExcluir
  13. sem qrer desmerecer o conteudo, precebi q vc tirou cadap alavra da ediçao da revista "Mundo estranho", mas de iniciativa, gostei, transmitiu a materia pra qm naum conhece a revista =D

    ResponderExcluir
  14. pra ser sincera eu tava com a revista copiando cada palavrinha mesmo. Fiz isso pq EU não consegui achar essa reportagem na net e quis facilitar a vida de quem também procurou por ela.

    ResponderExcluir
  15. Qta besteira e erros de linguagem,entaõ? Sinistro,mundo estranho...

    ResponderExcluir
  16. Putz, mas a guria se deu ao trabalho de copiar a revista e ainda vão criticando.
    Um abraço à Bianca, e valeu pela postagem.

    ResponderExcluir
  17. Muiito massa agr que sei vou espalhar por aii quero q geral saiba disso

    ResponderExcluir