sábado, 27 de outubro de 2012

A Vida Pelo Telefone - Walcyr Carrasco

Durante meses,eu e um amigo nos falamos por telefone.Sempre reclamávamos da escassez de encontros pessoais.
-Precisamos nos ver!- ele dizia.
 -Vou arrumar um tempinho!- eu prometia.
Posso ser antiquado,mas acredito que nada substitui o olho no olho.A expressão,o jeito de falar,a gargalhada espontânea,tudo isso dá nova dimensão ao relacionamento.Cumpri minha promessa e fui a seu apartamento.Nos primeiros minutos,falamos da vida como não fazíamos havia bastante tempo.Em seguida,tocou o telefone.
 -Um momento.
 Iniciou-se uma longa discussão sobre quem compraria os ingressos para um espetáculo. Já estava desligando quando se ouviu o celular.Pediu licença no telefone e ele atendeu.Era alguém discutindo com um problema profissional.Depois de duas respostas,meu amigo disse que, como o assunto era complicado, ia terminar um telefonema e ligaria em seguida.Falou rapidamente com a primeira pessoa, desligou e voltou ao celular.Foi a vez do bip,que tocou insistentemente.Pediu desculpas,foi ver a mensagem.Recado urgente para chamar determinada pessoa.
Novamente,trocou mais algumas frases ao celular.Desligou.Pediu-me novas desculpas.Ligou quem o havia bipado.Mais questões de trabalho.Quando anotava alguns detalhes, a linha , digital, anunciou que mais alguém estava querendo ligar.Pediu licença e atendeu a outra linha.Olhou para mim e murmurou desculpas.Combinou rapidamente os detalhes de uma festa-surpresa no fim da semana.Foi fazer um café, com o sem-fio acoplado à orelha.Volta ao celular.Ele tenta botar o pó no coador,com um aparelho em cada orelha e falando nas dois ao mesmo tempo.

 -Não,querida,eu tentei ligar pra saber se você queria ir ao espetáculo com a gente!Mas só deu ocupado...O quê?Não, senhor, não estou falando com o senhor,chefe, puxa vida...Claro que o senhor levou um susto...Eu falando assim,querida....Ha, ha, ha....Pois é,meu amor...Meu amor é ela, chefe....Eu quero que você vá ao show....Eu dou um jeito de terminar o relatório até segunda,chefe...Ah,o senhor também quer ir ao show?Bem vou ver se consigo mais entradas e .... Ah!Certo...Meu bem não fique nervosa não vou trabalhar no final de semana é só um relatório.... Sim mas é claro que vou fazer o melhor chefe...Oh!Meu Deus!!!!
 Corri para ajudar com o café, enquanto ele tentava salvar o emprego e namorada ao mesmo tempo.Quase engoliu o celular.Quando terminou,sentou-se exausto.Nesse segundo, alguém ligou e ele lamentou-se longamente:
-Imagine que minha namorada me pressionou justamente quando falava com meu chefe ao telefone, e ele ouviu tudo pelo jeito....

Olhei meu talão de cheques e disquei para verificar o saldo.Aproveitei para falar com os dois amigos.Quando terminava , ele sentou-se na minha frente, pálido  mas calmo ,com a bandeja e as xícaras.Em dois rápidos chamadas,havia se justificado com ela e se desculpado com ele.Mal pôde perguntar se eu queria açúcar ou adoçante.Entrou um fax.
 -Deixa eu ver o que é, pode ser importante.  -Terminou de ler e alguém ligou para saber se tinha recebido.Em seguida, ligou para confirmar alguma coisa que fora escrita na mensagem.Não pôde terminar porque o celular gritou novamente.Meu estômago roncou de fome.Levantei-me e ele fez sinal pra que eu sentasse. -Já estou terminando. Só preciso mandar um bip. Observei o relógio demoradamente.Aproveitei o intervalo entre o bip e um novo telefonema para dizer,bem depressa: -Preciso ir.Depois te ligo. Sorriu, satisfeito.
 -Então me chame depois.Mas não esqueça,hein?
 -Mando um e-mail e você me responde.Assim o papo fica melhor. Gostou da idéia,sem perceber a ironia.Pediu mais um minutinho no telefone, dizendo que ia me levar até a porta e já voltava.Comentou, já tranqüilo:
 -Nossa, como a gente tem coisas para falar.Você ficou mais de duas horas aqui e nem botamos tudo em dia. Repuxei os lábios, educadamente. Certas pessoas estão grudadas aos telefones, celulares, bips e e-mail.Inventou-se tudo para facilitar a comunicação.Às vezes acredito que, justamente por causa disso, ela anda se tornando cada vez mais difícil....

Nenhum comentário:

Postar um comentário