terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que os olhos parecem "pesar" quando estamos com sono?

como faz um bom tempo que eu não posto curiosidades aqui (na verdade, faz um bom tempo que eu não posto...) resolvi dar uma postada. Vi esse no Diário de Biologia e não tinha como não postar, afinal, ultimamente eu mal estou conseguindo manter meus olhos abertos durante as aulas....enfim, queria saber o porquê disso...


isso nada mais é do que uma reação ao relaxamento da nossa musculatura ocular, que, na verdade, é uma das etapas que preparam nosso corpo para o descanso revigorante.

O preparo do organismo para o sono atinge as pálpebras primeiro, principalmente por serem regiões mais sensíveis do corpo, com uma camada muito fina de pele e músculos. Quando o corpo está muito cansado, o hipotálamo (uma das regiões do cérebro) manda ao sistema músculo-esquelético uma mensagem que o faz perder, aos poucos, o tônus muscular, causando uma espécie de enfraquecimento muscular. Por causa disso, é impossível o ser humano dormir de pé, precisa, pelo menos, estar sentado ou encostado em algum lugar, senão cai. O início desse processo varia para cada pessoa, mas de acordo com estudos, em média, o ser humano fica acordado 16 horas até começar a sentir sono novamente.



Pois é....Bateu um soninho de repente.... vou dormir mentira.....
Boa Noite
E-Bye

Nenhum comentário:

Postar um comentário